Blog21

Vale do Silício

Onde fica?
O nome Silicon Valley vem de silício, a matéria-prima para os chips que iniciaram a revolução digital, mas hoje é associado a tecnologia em geral. Ele cobre a área ao sul da Baia de San Francisco (Bay Area) com várias cidades e empresas, incluindo San Jose (Cisco), Santa Clara (Intel), Cupertino (Apple), Mountain View (Google), Palo Alto (Facebook), Redwood City (Oracle).
O coração do Vale do Silício é a cidade de San José, que tem cerca de 1 milhão de habitantes e fica 70 km (uma hora de carro) da mais famosa, mas menor, San Francisco.

Por que visitar?
De acordo com o filme “The Social Network”, foi o Sean Parker (fundador do Napster) quem convenceu o Mark Zukerberg que o lugar certo para criar uma empresa de Internet era o Vale do Silício. Foi assim que Facebook saiu de Harvard e veio parar em Palo Alto.
Se você é empreendedor ou aspirante a empreendedor, algumas semanas no Vale vão mudar sua forma de pensar em relação ao empreendedorismo, entender como o ambiente é competitivo e como as ideias boas têm chance de atrair apoio do ecossistema e talvez te
nspirar a continuar na sua jornada empreendedora.

Principais empresas?
O Vale do Silício é uma das maiores aglomerações de empresas com domínio de tecnologia de ponta do mundo. Esta característica se aplicou a projetos de tecnologia, os chamados Startups Companies, pois a região é conhecida por desenvolver modelos acessíveis de financiamento.
Dentre as empresas que iniciaram seus negócios e possuem sedes na região, podemos citar: Apple (em Cupertino), Tesla (em Freemont), Netflix (em Los Altos e Los Gatos), Microsoft, Amazon, Facebook (+Istagram, Whatsapp), Twitter, Airbnb, Skype (em Menlo Park), Google (em Mountain View), HP, PARC, IDEO, VMware (em Palo Alto), Electronic Arts, Oracle (em Redwood City), e-Bay, Paypal, Cisco, Adobe (em San José), Intel, IngDan (em Santa Clara), Yahoo, LinkedIn (em Sunnyvalle), e em São Francisco, temos AirbNb, Uber, Pinterest, Udemy, Twitter, Lucas Film, Salesforce, Zendesk, Slack, Dropbox, entre tantas outras que possuem sua sede na região.

5 curiosidades:
Vale a pena conferir algumas curiosidades que rodeiam um dos maiores polos de tecnologia do mundo:
1. A Califórnia, estado que abriga o Vale, é o mais populoso dos States e abriga cerca de 10% da população que vive no país. E é também na Califórnia que estão quatro das 20 maiores cidades dos Estados Unidos: Los Angeles, San Diego, São Francisco e San Jose.
2. Oito das melhores universidades do mundo estão nos Estados Unidos, sendo que três estão localizadas na Califórnia (Universidade de Stanford , Instituto de Tecnologia da Califórnia e Universidade da Califórnia).
3. Get out of the building e fail fast são expressões bastante conhecidas no Vale do Silício. Afinal, testar e validar, principalmente com potenciais clientes e investidores são palavras de ordem para as gigantes da tecnologia.
4. O Vale está em uma das regiões mais vulneráveis do mundo para terremotos, às margens da falha de San Andreas. E isso não é novidade para os habitantes da Califórnia, que já esperam pelo abalo sísmico denominado de Big One.
5. O nome Vale do Silício surgiu pela quantidade de empresas no segmento hardware localizadas na região. O silício, encontrado na areia, na argila, no granito e no quartzo, é um dos elementos mais abundantes da terra.
Prepare as malas!


HELPDESK