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Transformação digital: 6 mitos

Já vimos o quanto a transformação digital impacta na vida das pessoas e em todas as esferas da sociedade. Consequentemente, também afeta profundamente a maneira com que fazemos negócios hoje em dia. O desafio é que muitas empresas ainda não conseguem iniciar um programa de transformação digital, porque se prendem a mitos sobre o assunto. Vamos analisar 6 desses mitos e qual a forma correta de pensar sobre cada um deles.


Mito 1: Esse assunto é só para empresas de tecnologia
É muito fácil se esconder atrás do pensamento de que a transformação digital só deve acontecer para empresas que já nasceram em um contexto digital, como um e-commerce, por exemplo. Mas será que esse é mesmo o caso? Não, qualquer empresa, não importa o segmento, pode se beneficiar por desenvolver uma cultura que privilegia o digital. Não é à toa que existem tantas ferramentas, pagas ou gratuitas, disponíveis para, praticamente, qualquer tipo de iniciativa digital que se possa imaginar.

Mito 2: Tudo se resume a experiência do cliente
Outro mito é de que a transformação digital se resume a criar a melhor experiência do cliente possível. É verdade que isso realmente importa, mas não basta.Ouvir casos de como a experiência do cliente é cada vez mais valorizada em empresas como a Zappos (a rede de varejo online ligada à Amazon), que vai além dos limites conhecidos pelo homem para satisfazer os clientes, reforça essa ideia. Mas, novamente, vale a pena destacar: a transformação digital é um processo que precisa estar espalhado por toda a empresa, então naturalmente não se resume à experiência do cliente.

Mito 3: A transformação vem de iniciativas pequenas
Que tal deixar que as pequenas iniciativas dos colaboradores se desenvolverem a fim de, aos poucos, criar uma organização realmente digital? Em teoria, essa ideia pode até parecer fazer sentido, mas as coisas não funcionam dessa forma. A transformação precisa vir do topo. Por quê? Uma mudança tão grande precisa não só de liberdade, mas da iniciativa dos líderes em desenvolver programas claros de mudança e implementá-los nas empresas. Dessa forma, a empresa poderá mudar de maneira organizada e eficiente, e os colaboradores entenderão o que se espera deles nessa transição.

Mito 4: Quem realiza a transformação é o setor de TI
A tecnologia da informação, ou apenas TI, precisa ser muito bem estruturada para garantir o nível de atuação que uma empresa digital precisa. Porém, entre afirmar isso e dizer que a transformação digital é responsabilidade só da equipe de TI existe um abismo! O que precisa haver é uma aproximação entre os gestores e quem colocará a tecnologia para funcionar, e não uma terceirização de responsabilidades dessa forma. O setor de TI é apenas um dos envolvidos na transformação digital de qualquer empresa. Mas, é importante sim garantir que ele esteja afiado para atender à demanda do dia a dia.

Mito 5: É possível esperar para ver, dependendo da indústria
A demanda por inovação é real e urgente em todo o mercado, e quem decidir esperar parar ver o que acontece, provavelmente não vai gostar do cenário que encontrará. Pense, por exemplo, no agronegócio. Antigamente, essa indústria era praticamente sinônimo de atuação livre de processos tecnológicos. O que dizer de hoje? É um dos setores que faz melhor uso da tecnologia para prever possíveis dificuldades, otimizar processos e, por conta disso, obter melhores resultados. Isso mostra que não importa o segmento, arriscado mesmo é adiar essa mudança importante de foco.

Mito 6: Basta desenvolver várias iniciativas digitais
Esse talvez seja o maior engano por parte dos executivos e tomadores de decisão nas empresas. O pensamento é mais ou menos assim: “se a minha empresa já tem x iniciativas digitais em andamento, já faço parte dessa transformação”. Quem dera fosse tão fácil, mas a questão é mais profunda que isso. É ótimo desenvolver estratégias como o marketing de conteúdo — que, aliás, tem grande participação na transformação digital; mas essas estratégias são apenas PARTE da solução. Por isso, continue firme com suas estratégias digitais, mas não caia na ilusão de que elas são a transformação em si.

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